Relatorio teste de chama
A interação da luz com a matéria ainda é um fenômeno que intriga a todos. A cor percebida depende da cor absorvida, de acordo com a complementaridade das cores: a diferença de cores se dá através da absorção complementos determinados de ondas. Apesar de toda essa rica interação entre luz e matéria, a absorção e emissão de luz visível estão relacionadas principalmente a transições entre níveis de energia dos elétrons de valência. A energia (e consequentemente a frequência, portanto a cor) da luz está associada à diferença de energia envolvida entre os estados dos elétrons nessas transições.
OBJETIVOS
*Caracterizar os elementos químicos através dos seus espectros de enissão;
*Relacionar a cor da chama obtida, pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo , como descrito pela teoria de Bohr.
MATERIAIS E REAGENTES
Vidrarias e diversos: lamparina de álcool, haste metálica, piscete contendo água destilada.
Reagentes e soluções: Soluções ácidas (ou sais sólidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, cobre, potássio e bário na concentração de 1% (m/V).
PROCEDIMENTO
1- Tomar uma haste metálica e aquecê-la na chama da lamparina para eliminar contaminantes voláteis. Resfria-las com água destilada e secar com papel toalha.
2- Introduzir a haste na solução do cátion, tomando uma pequena porção e levando à chama da lamparina. Pode ser também utilizada uma pequena porção de grãos de sal.
3- Anotar a coloração observada na tabela de dados
4- Antes de utilizar outra solução, repita as três etapas anteriores.
TABELA DE DADOS EXPERIMENTAIS:
Solução/Sal Sólido Símbolo do cátion Cor observada
Sódio Na+ Laranja
Lítio Li+ Verde
Potássio K+ Violeta
Cálcio Ca+ Verde
Cobre Cu+ Verde
Bário Ba+ Amarelo
CONCLUSÃO
Observamos que cada sal possui uma coloração característica devido à disposição dos elétrons nas camadas de energia, quando um sal recebe uma quantidade bem definida de energia os elétrons tendem