Relatorio Teoria de Erros - Fisica Experimental
Aprendemos Física quando começamos a medir as grandezas físicas. Para descrever estas grandezas utilizamos uma unidade, que é uma medida de grandeza definida com exatamente 1,0; também definimos um padrão, que é uma referência com a qual devem ser comparados todos os outros exemplos da grandeza. Depois de escolhido o padrão, deve-se desenvolver um método pelo qual qualquer medida feita desta grandeza possa ser expressa em termos do padrão. As grandezas fundamentais devem ser acessíveis e invariáveis, de modo que todos que tenham necessidade possam usá-los.
Certas grandezas físicas, como o comprimento, a massa e o tempo, foram escolhidas como grandezas fundamentais, definidas em termos de um padrão e medidas por uma unidade.Quando medimos várias vezes uma mesma grandeza, podemos notar que os vários resultados nem sempre coincidem, mostrando que realizar uma medida exata é impossível, pois podem ocorrer erros na hora da medição. Para minimizar estes erros cometidos foi desenvolvida a Teoria dos Erros.
Este relatório contém experiências realizadas em laboratório com um instrumento de medida precisa (paquímetro – 0,05 mm), com o intuito de encontrar as medidas mais prováveis e o volume mais provável de uma esfera e um cilindro regular.
• Objetivo
Quando uma grandeza física experimental é determinada a partir de medição o resultado é uma aproximação para o valor verdadeiro da grandeza. Os objetivos da teoria de erros podem ser resumidos em: • Obter o melhor valor para o mensurando a partir dos dados experimentais disponíveis. Isto significa determinar em termos estatísticos a melhor aproximação possível para o valor verdadeiro. • Obter a incerteza no valor obtido, o que significa determinar em termos estatísticos o grau de precisão e confiança na medida da grandeza física. Além disso, também se deseja obter os volumes mais precisos possíveis de uma esfera específica, e um pequeno cilindro específico usando os fundamentos da teoria dos