Eaae
Dicas para elaborar um relatório científico
Prof. Dr. Jean Jacques Bonvent
Laboratório de Física Geral
Universidade de Mogi das Cruzes
A elaboração de um relatório científico é um exercício bastante importante na formação de um estudante universitário. Provavelmente, durante a graduação o aluno terá que realizar um estágio ou um trabalho de Iniciação Científica (IC). A Universidade de Mogi das Cruzes conta com alguns laboratórios de pesquisa, onde um número limitado de alunos, pode desenvolver um projeto de IC como bolsistas (FAPESP ou PIBIC- UMC/CNPq) ou como voluntários
(PIVIC/UMC). No final do estágio e da iniciação científica, o aluno deve apresentar um relatório sobre as atividades realizadas e os resultados decorrentes. Enfatizamos também que em sua vida profissional, provavelmente, ele terá que prestar contas sob forma de relatórios sobre os projetos desenvolvidos.
De uma maneira geral, a divulgação dos resultados obtidos durante o desenvolvimento de um trabalho científico é uma etapa bastante importante na carreira de qualquer profissional.
Esta divulgação pode ser interna à empresa (industria, universidade, etc...) ou mais abrangente quando feita em revistas especializadas de circulação nacional ou internacional, dependendo da relevância científica do trabalho para a comunidade, ou em outras palavras, da sua importância para o patrimônio científico.
A aprendizagem da elaboração de um relatório científico é feita nas disciplinas de laboratório (de Física geral, química, etc..). De fato, os experimentos realizados nos laboratórios não consistem somente em dar uma visão concreta das noções científicas abordadas nas aulas teóricas, mas também representam uma grande oportunidade para os alunos aprenderem a redigir e apresentar um trabalho científico. De fato, será sempre exigida a redação de um relatório para todas as experiências feitas no laboratório.
PDF created with FinePrint