transporte pela membrana plasmatica
O transporte de partículas aleatórias pela membrana plasmática sempre ocorre deum local de concentração maior para outro de menor concentração (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substancias entre dois meios se tornem proporcionais.
A passagem de substancias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, que são:
Transporte passivo: não ocorre gasto de energia
1) Difusão simples: consiste na passagem das moléculas de soluto, do meio de maior concentração para o de menor concentração, até que haja um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distancias a serem percorridas forem curtas
2) Difusão facilitada: consiste na passagem de substancias a favor do gradiente de concentração, mas com uma velocidade maior do que a permitida pela difusão simples, porém essa velocidade não é proporcional a concentração da substancia, pois há um limite de saturação, a partir do qual a passagem obedece a difusão simples, devido a existência de moléculas transportadoras chamadas de “permeases” na membrana. Quando todas estão sendo utilizadas a velocidade não pode aumentar.
Transporte ativo: é transporte de substancias através de proteínas transportadoras de áreas de menor concentração para áreas de maior concentração, porém tal processo requer o gasto de energia da célula.
Transporte em massa: é o transporte para o meio interior ou exterior da célula em maiores quantidades de substancias.
Endocitose: processo que permite o transporte de substancias do meio exterior par o meio interior da célula, através de vesículas limitadas por membranas chamadas de vesículas de endocitose que são formadas por invaginação da membrana plasmática.
1) Pinocitose: a célula ingere moléculas solúveis através de vesículas de pequenas dimensões e é um processo