Lei de Hooke
Um relatório é a descrição de um trabalho realizado, que serve para registrar e/ou divulgar o trabalho executado de maneira que seja entendido por quem o consulte. Ele deve propiciar ao leitor um entendimento dos principais pontos do trabalho, devendo, portanto, ser claro e objetivo.
Orientações para elaboração do Relatório.
Não existe uma maneira exata de escrever um relatório, pois a redação de um trabalho científico depende de seu autor. Nele se descreve, formalmente, a experiência efetuada, apresenta-se e justifica-se o procedimento escolhido, apresentam-se e discutem-se os dados medidos e, finalmente, tiram-se conclusões.
A qualidade do relatório depende da aquisição dos dados. Por isso, organize-se de modo a anotar, durante o experimento, todas as informações importantes de forma compreensível para redigir, posteriormente, relatório.
Neste curso, pediremos relatórios completos somente em alguns experimentos. Na maioria deles será cobrada, apenas, a apresentação das medidas experimentais e as observações e conclusões sobre o experimento.
A seguir, apresenta-se uma possível divisão para organizar um relatório completo. Não é necessário ser rigorosamente divididos desta forma, mas todos os aspectos são importantes e devem constar do trabalho.
1. Capa: o relatório deve ter uma capa conforme o seguinte modelo:
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Física
Laboratório de Física
TÍTULO DO EXPERIMENTO
Alunos: ______________
______________
______________
Curso: ___________ Turma: _______
Professor: ____________
Goiânia, dd/mm/aaaa
Universidade Federal de Goiás – Instituto de Física Laboratório de Física II – 2014
1. Introdução: resumo teórico sobre o assunto da experiência, pesquisado em livros textos ou outros materiais confiáveis. A introdução deverá dar uma ideia do trabalho.
Obs.: Não é permitida a cópia da introdução teórica do roteiro de laboratório nem das referências bibliográficas.
O assunto deve ser