relatorio tempos modernos
Alunos: Luana de Carvalho Cavalcante- 1540131
Disciplina: Gestão Industrial
Prof: Maria José Suzumura
Relação de trabalho no filme Tempos Modernos
São Paulo
2015
Relação de Trabalho em Tempos Modernos
Tempos Modernos foi produzido no ano de 1936 e mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Observamos a reflexão sobre o mundo moderno e o Capitalismo.
Nota-se uma crítica ao Capitalismo e a Sociedade Industrial, em seu ritmo alucinante e a falta de qualidade de vida. Evidencia que a velocidade da máquina não pode ser a velocidade do ser humano.
Charles Chaplin interpreta o personagem Carlitos, em que era um trabalhador em uma grande indústria e fazia em seu trabalho sempre a mesma coisa. Os trabalhadores da fábrica eram submetidos a grandes esforços físicos e mentais. Eles trabalhavam de modo excessivo e com os mesmos movimentos. Eram vigiados o tempo todo e tratados como máquinas.
No filme o relógio, as pessoas caminhando como gado, nos mostram elementos para analisarmos o sistema de vida proporcionado pela visão industrial-capitalista.
A linha de montagem e a busca pelo aperfeiçoamento, visando ao lucro, evidencia o esforço para o aumento na produção e a redução da realização das tarefas.
Os operários são apenas uma mera engrenagem nos sistemas das máquinas, que observamos na cena em que Carlitos é engolido pela máquina, como se o homem fosse só mais um elemento dela.
Por consequência disso, Carlitos tem um colapso nervoso ao sair da fábrica e continua a apertar tudo o que vê ao seu redor, n ão conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fabrica, sendo levado a um hospital. Após sair do hospital curado, ele encontra a fábrica fechada, e ao buscar outro emprego é confundido com líder comunista e vai para cadeia. Ao ser solto, Carlitos não conseguia outro