relatorio tecnologia dos alimentos
Aditivosalimentares
Elaboradopor:
AnaRaquelFalcato
SaraCristinaDuarte
VeraSofiaBelo
IntroduçãoaEngenhariaAlimentar
Aditivos alimentares
►
O que são?
►
Para que servem?
►
Que tipos existem?
►
Classificação
►
Desvantagens
O que são?
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modifica r o seu sabor ou melhorar a sua aparência.
Os aditivos alimentares são essenciais para que pos samos ingerir produtos que possam ser industrializados e conservados a longo prazo.
Isto é, é qualquer ingrediente adicionado intencion almente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o object ivo de modificar as características físicas, químicas, bio lógicas ou sensoriais. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou os seus derivados se convertam em um componente de tal alimento.
Para que servem?
A adição intencional destas substâncias destina-se sempre a alterar características de um determinado alimento.
Esta
manipulação pode ser feita durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipu lação de um alimento. Com o objectivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou se nsoriais, para que se torne mais apetecível ao consumidor.
Existem cinco importantes razões para se utilizarem aditivos: Para manter a consistência do produto
Para manter ou melhorar o valor nutricional
Para manter o sabor
Para aumentar a maciez ou controlar o pH
Para melhorar sabor ou cor
Classificação
Os aditivos alimentares podem ser classificados bas icamente por dois critérios: pela sua origem e pela sua ocorrência .
Quanto à origem , eles podem ser classificados em naturais e artificiais
.
Naturais: são os obtidos directamente da matéria-prima, como a lecitina de soja ou de milho e o corante extraído d a beterraba.