Relatorio: sobreposição de estratos
ACTIVIDADE LABORATORIAL:
“ Sobreposição de estratos sedimentares”
Disciplina: Biologia e Geologia
Autores
Ano: 10º
Turma: B
Data de conclusão: 22/10/2010
INTRODUÇÃO
Com esta actividade laboratorial procurámos demonstrar como se processa a sedimentação de estratos.
O motivo que nos levou à realização desta actividade foi comprovar que dependendo das características dos sedimentos (densidade, dimensão, forma) a sua deposição será influenciada.
Pretendemos assim, compreender os princípios da sobreposição e horizontalidade de estratos que nos dizem que numa sucessão de estratos que não sofrem deformação, quanto mais profundo for o estrato mais antigo é, em relação aos que lhes estão supra jacentes e geralmente depositam-se em camadas horizontais. Estes princípios foram formulados por Stenon, que por muitos é considerado o fundador da Geologia.
PROTOCOLO EXPERIMENTAL:
Material: * Amostras de sedimentos com diferentes granulometria e cores; * Tabuleiro; * Garrafa de plástico de litro e meio.
Métodos: 1º Misturar bem todas as amostras de sedimentos num tabuleiro; 2º Retirar a parte do gargalo da garrafa utilizando uma tesoura; 3º Encher a garrafa até metade do seu volume com água; 4º Adicionar rapidamente um gobelé de 50ml repleto de sedimentos; 5º Registar todas as modificações que ocorrem ao longo do tempo.
RESULTADOS:
Depois de adicionarmos rapidamente as amostras de sedimentos na água, esta ficou turva e com uma cor acastanhada.
Os sedimentos de maior dimensão foram de imediato ao fundo, depositando-se, enquanto que os mais pequenos permaneceram em suspensão. Com o decorrer do tempo, a maioria destes acabou por se depositar também, ficando uma minoria em suspensão.
Fig.1 Visualização da actividade logo após adicionar os sedimentos
Fig. 2 Visualização da actividade posteriormente
Legenda:
1. Amostras de sedimentos de grande dimensão; 2. Água turva (de