hahaha
Biologia
Como se processa a sedimentação?
04-11-2013
Flávio Moreira, nº6 10ºC
Objetivos
Os objetivos a atingir nesta atividade prática eram de verificar como se dava a sedimentação
Introdução
No âmbito da disciplina de Biologia, foi-nos proposto verificar como se processava a sedimentação e então verificamos, com base no que já tínhamos aprendido, que: A deposição de materiais deve-se à ação da força gravítica e, a sedimentação pode ocorrer em meios emersos e em meios imersos. A sedimentação é condicionada pelas dimensões, forma e densidade das partículas, e pela velocidade do agente transportador. Também se processa por dois princípios:
Princípio da sobreposição dos estratos: forma-se, em primeiro lugar, na parte mais profunda, uma camada de estratos, geralmente composta pelas partículas de maior densidade. Consequentemente, as partículas com menor densidade, vão-se depositando, sempre em camadas de estratos. Aplicando esta regra numa sequência de estratos não deformada, conclui-se que cada estrato é mais recente que aquele que o sobrepõe e mais antigo que aquele que está por cima.
Princípio da horizontalidade dos estratos: geralmente, os detritos depositam-se segundo camadas horizontais. Material Utilizado:
150ml de água
Gobelé
Proveta
Sedimentos (argila, areia, areão, gravilha)
Procedimentos
Depositou-se 150ml de água num gobelé e areão, argila e gravilha noutro
Misturamos no gobelé com água, os sedimentos
Mexemos com o auxílio da vareta e de seguida esperamos a deposição dos vários sedimentos
Resultados
Observou-se um cimento natural no fundo do gobelé, formado por camadas e, na água, observaram-se pequenas partículas em suspensão. Discussão dos Resultados
A primeira camada é constituída por pedaços gravilha, sendo por isso que tenha ficado retida no fundo do gobelé, na segunda camada encontrámos areia fina, na terceira encontrámos areão e por último a água com