ihbggfxfcghj

1566 palavras 7 páginas
Colégio de Santa Doroteia

SEDIMENTAÇÃO

Marcos Domingues Barata
Professora Inês Carvalho
10ºA, nº17
2012-2013

1. Índice
2.Introdução …………………………………………………………………………. 3
3. Fundamentação Teórica ………………………………………………. 4 e 5
4. Metodologia ……………………………………………………………………… 6
5. Observações/Resultados ………………………………………………. 7 a 9
6. Discussão e Conclusão ………………………………………………………. 10
7. Bibliografia ………………………………………………………………………… 11

2.Introdução
Neste relatório, pretende-se falar sobre o trabalho prático realizado na aula de Biologia e Geologia, onde se observou o processo de deposição de sedimentos em meio aquático, com o objetivo de nos fazer ver o processo de sedimentação, a formação de estratos e algumas das etapas da diagénese.
A deposição é um processo chave para a formação de rochas sedimentares que, normalmente possuem vários estratos. Com isso tentámos compreender como se depositam os detritos num ambiente aquático. Nós pensámos que se as rochas sedimentares são formadas de estratos talvez a sua constituição não seja sempre regular já que no processo de transporte eles se misturam e têm todos diferentes densidades, logo vai ter de haver um ou mais estratos de detritos menos densos que ficam por cima dos estratos com os mesmos detritos e com os mais densos.

3. Fundamentação Teórica

Rochas sedimentares, seus processos e constituintes
As rochas sedimentares são compostas por sedimentos provenientes de outras rochas, que ao sofreram meteorização e devido à erosão perdem os materiais resultantes da meteorização, que depois são transportados até se depositarem. Os sedimentos depois da deposição compactam-se e cimentam-se até formarem uma rocha sedimentar.
As rochas sedimentares são normalmente constituídas por estratos devido á diversidade de materiais que as constituem.
A sedimentação acontece na maior parte dos casos em meio aquático, e é determinada pela

Relacionados