Relatorio sobre visita ao lar dos idosos
A VIDA DEPOIS DOS 60
Justificativa:
O envelhecimento populacional vem se constituindo uma preocupação emergente na agenda de inúmeros governantes. Ouvimos com frequência que o Brasil não é mais um país jovem. Os idosos que representavam apenas 3,2% da população geral de 1900 e 4,7% em 1960 poderão atingir 13,8% no ano de 2025. No período de 1960 a 2025, espera-se que o crescimento da população idosa seja de 917% enquanto que o ritmo de aumento da população total deverá cair para 250%. Hoje, temos aproximadamente 11 milhões de pessoas com mais de 60 anos (idosos) e projeções indicam que seremos o 6O país do mundo em número de idosos no ano de 2020, com aproximadamente 32 milhões de idosos.
Com isso, este projeto se propõe a realizar uma pesquisa votada para a realidade do asilo da cidade de Belo Jardim onde investigaremos o número de asilados, as condições físicas, sua importância para a cidade e as principais causas que levaram os asilados a estas condições.
Objetivos:
Contribuir, através de trabalho multidisciplinar e integrado, para melhoria das condições das instituições residenciais de longa permanência para idosos.
Desenvolver um projeto acadêmico de estudos acerca do processo de envelhecimento;
Mostrar a importância do Lar Espírita Bezerras de Menezes para o município de Belo Jardim – PE.
Metodologia:
Identificar as atividades diárias, observar as condições estruturais onde os idosos estão inseridos e analisar a assistência médica oferecida a eles.
Recursos:
Os recursos utilizados serão apenas os Recursos Humanos com base em questionários (conforme consta em anexo).
Cronograma:
A visita será feita em todos finais de semana durante um mês, com carga horária de 2,5 horas por dia. Totalizando, 20 horas mensais.
Produto Final:
Fazer com que o jovem universitário, um indivíduo muitas vezes oriundo das elites e inexperiente, possa ter contato com os mais relevantes problemas sociais. Serve para forjar no seu