contabilidade
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Foi o pensamento do ‘’futuro’’ que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. A contabilidade é em si um sistema de informações, visto que tem como objetivo a coleta, o armazenamento, o processamento e essas informações em níveis empresarias normalmente servem para tomadas de decisões, e gerenciamento interno nas organizações empresarias. Uma vez que organizações buscam um nível de excelência cada vez maior perante seus acionistas e investidores, e esse é o principal objetivo da Contabilidade: auxiliar seus usuários nas tomadas de decisões, através da geração de informações tipo gerencial, financeira e fiscal.
2. A história da Contabilidade
A história da contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram