hidraulica
3.1. Reservatório de ar comprimido
FUNÇ ÃO: estabilizar a distr ibuição do ar comprim ido, eliminar as oscilações de pr essão na r ede distribuidora e, quando há um momentâneo alto consumo de ar, é uma garantia de reser va.
A grande superf ície do reser vatório ref rigera o ar suplem entar; assim, parte da umidade é condensada e separ a-se do ar no reser vatório, saindo pelo dreno.
1
3.2. Rede condutora principal
Cada máquina, cada disposit ivo r equer quantidades adequadas de ar, que é f ornecida pelo com pressor, através da r ede distribuidora.
O diâmetro da tubulação deve ser escolhido de maneira que, mesmo com um consumo de ar crescente, a queda de pressão, do reser vat ório até o equipamento não ultrapasse 0,1 bar; uma queda maior de pressão prejudica a rentabilidade do sistema e diminui consideravelmente a sua capacidade. A escolha do diâm etro da tubulação não é realizada por quaisquer f órmulas empíricas ou para aproveitar tubos por acaso existentes em depósito, mas sim considerando:
*
*
*
*
*
2
Volume corrent e (vazão);
Comprimento da rede;
Queda de pr essão admissível;
Pressão de trabalho;
Número de pontos de estrangulamento na rede.
Nota: Na distr ibuição do ar compr imido deve-se estar atent o a possíveis vazamentos na rede, para que não haja perdas de pressão e elevação nos custos. 3.3. Montagem da rede de distribuição de ar comprimido
Em uma rede de distr ibuição é importante não soment e o correto dimensionamento mas também a montagem das tubulações
As tubulações de ar comprimido requerem manutenção regular, razão pela qual as mesmas não devem, se possível, ser montadas dentro de paredes ou de cavidades estr eitas.
A) Rede de distribuição em circuito aberto:
As tubulações, em especial nas redes em circuito aberto, devem ser montadas com um declive de 1% a 2%, na direção do f luxo.
Por causa da f ormação de água condensada, é f undamental, em
tubulações