Relatorio sobre concreto auto-adensavel
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
RESUMO
O concreto auto-adensável (CAA) vem sendo descrito por muitos pesquisadores como uma grande revolução ocorrida na tecnologia do concreto. Ele possui uma excelente fluidez no estado fresco e alta coesão. Tem a capacidade de se moldar às fôrmas, sem vibração, e passar através das armaduras, sem a ocorrência de bloqueio. Foi desenvolvido em 1986 e é pouco conhecido e utilizado no Brasil, apesar da sua grande vantagem em relação ao concreto convencional.
A presente pesquisa bibliográfica aprofunda os conhecimentos sobre esse tipo de concreto, sua definição, história, propriedades, características,vantagens, desvantagens, considerações entre outras curiosidades.
Palavras-chave: concreto auto-adensável, slump, filler.
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
INTRODUÇÃO
Apesar de o concreto ser o material de construção mais utilizado no mundo, atualmente não se pode mais considerar apenas o estudo de concretos convencionais (CCV). O mercado e as técnicas construtivas exigem concretos que apresentam características especiais, como os concretos de alta resistência, de alto desempenho, auto-adensáveis, com fibras, com alto teores de adições pozolânicas, entre outros.
Para suprir essa demanda, um avanço na área de tecnologia de concreto tem ocorrido nas ultimas décadas. Dentro desse contexto, foi desenvolvido no Japão,em 1988, o concreto auto-adensável (CAA), que é capaz de se moldar nas fôrmas por conta própria e preencher, sem necessidade nenhuma de vibração ou compactação externa de qualquer natureza, os espaços destinados a ele.
O CAA é claramente uma das áreas da tecnologia do concreto que tem o maior potencial de desenvolvimento. O CAA não é apenas um novo tipo de concreto senão uma tecnologia que, quando aplicada corretamente, proporciona propriedades diferentes e, principalmente, novas oportunidades. Com a utilização do CAA, a estrutura deve ser analisada de uma forma integral, em que tanto o processo