Relatório Laboratório Dosagem de Concreto
INTRODUÇÃO
O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Ambas são medidas a partir de ensaios em laboratório que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas. De modo geral, os ensaios de concreto são realizados para controle de qualidade e para verificar se ele atende às especificações de projeto. Assim, o presente relatório trata dos ensaios realizados em corpos de prova cilíndricos de concreto para estabelecimento das resistências à compressão e à tração dos cilindros. Antes de proceder com os ensaios fez-se necessário obter o traço e a dosagem de materiais.
OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo a análise e a obtenção da melhor proporção entre os materiais constituintes do concreto, ou seja, seu traço. Para as dosagens realizadas seguiu-se o método IPT/EPUSP.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Dosagem do concreto convencional (Método IPT/EPUSP)
Importância
O método de dosagem de concreto IPT é bastante simples e versátil, tendo ampla aceitação no Brasil. Suas principais características são:
A ênfase na experimentação expedita, com os materiais disponíveis na obra;
A possibilidade de adaptação a outros métodos de dosagem, podendo-se optar ou não por adotar distribuições granulométricas impostas para os agregados;
O emprego do Diagrama IPT de Dosagem ou de suas equações
Para muitos produtores de concreto, o Diagrama IPT de Dosagem é uma ferramenta útil não só na etapa preliminar de dosagem, mas também no controle, onde facilita as intervenções no processo de produção do concreto.
Método de ensaio
O princípio geral do método IPT/EPUSP é a determinação do teor ótimo de argamassa na mistura do concreto, por meio de tentativas e observações práticas, em