UTILIZAÇÃO DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL NA INDÚSTRIA DE PRÉ-MOLDADO
1 Introdução
O concreto auto-adensável (CAA) é tão versátil quanto o concreto convencional (CCV). A explicação é que o CAA pode ser utilizado tanto moldado in loco como pré-moldado em indústrias ou no canteiro de obra, sua dosagem pode ser realizada no canteiro de obras ou em centrais de concreto e, posteriormente, ser transportado por meio de caminhão-betoneira para as construções e ainda, seu lançamento pode ser feito com bombas, gruas ou simplesmente serem espalhados (TUTIKIAN; DAL MOLIN, 2008).
O CAA está se tornando cada vez mais popular, particularmente na indústria de pré-fabricados. O CAA é empregado em 100% da produção em algumas plantas industriais, não existe outro assunto que tenha ganhado mais destaque na indústria de pré-moldados nos últimos anos (PCI, 2003 APUD ALENCAR, 2008). Toda essa empolgação, em torno do CAA, pode ser explicada devido às melhorias que sua aplicação causa no processo de produção.
Além disso, o desenvolvimento de concretos, tanto os convencionais como os especiais, que utilizam altas dosagens de resíduos finos, proveniente dos rejeitos industriais, no sentido de alcançar ou melhorar suas propriedades, tem sido tratado como uma contribuição positiva à tecnologia sustentável do concreto e ao meio ambiente (MEHTA; MONTEIRO, 2008). A ecologia industrial, citada por Mehta e Monteiro (2008), é praticada com uso de adições minerais como sílica ativa, cinza volante, cinzas de casca de arroz, metacaulim, entre outras, em substituição ao cimento, o que contribui para o uso sustentável do concreto.
Atualmente, o concreto auto-adensável vem sendo bastante utilizado em vários países industrializados. Porém, no Brasil, o uso do concreto auto-adensável ainda não é prática comum, com poucos registros de utilização. Os motivos, para a aplicação do CAA ainda ser pequena no Brasil, são a falta de confiabilidade nos métodos de dosagem existentes, grande diversificação