Relatorio Setembro
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas
Profª. Eliria Maria de Jesus Agnolon Pallone
RELATÓRIO - AULA PRÁTICA 01
Precisão de instrumentos
Lucas Artin Machado
Lucas da Silva Rua
João Victor Gibim Fracaro Lucas Marques Costa Renan Souza Rascio
Graduandos em Engenharia de Alimentos
Pirassununga/ SP
Setembro, 2013
INTRODUÇÃO:
Quando uma medida é realizada, tem por objetivo definir o tamanho real/aproximado de algum corpo. A medida varia de acordo com os materiais de medida, que podem ser demonstrativos, regulares, e precisos.
Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza, ou seja, quanto maior o numero de casas decimais de uma medida, mais preciso e exato será o valor aproximado do valor real.
Para definir as medidas, existem as unidades de medidas, fazendo com que as medidas tomem por base um padrão de noção e sirvam para concluir certas comparações.
Para correlacionar as medidas, e torna-las universais, para conhecimento de todo o mundo, foi criado o SISTEMA INTERNACIONAL (SI) que visa tornar padrão as medidas para reconhecimento mundial.
Nem toda medida é precisa e exata, logo, quando um aparelho de medida é utilizado para fins de proporão de algum corpo, junto dele, há um adendo demonstrando quanto pode ser o erro sistemático considerável.
-Alguns exemplos de materiais de medida, junto de sua unidade de medida:
-RÉGUA:
Unidade de medida: centímetros (cm)
-PAQUÍMETRO:
Unidade de medida: centímetro (cm)
-MICROMETRO:
Unidade de medida: milímetro (mm)
Depois de cada medida realizada, deve-se saber avaliar e interpretar os resultados obtidos e tambem as correções necessárias para a determinação das incertezas.
OBJETIVO:
Aprender a manipular