Http
Home
»
Gestão e Tecnologia Industrial
Gestão e Tecnologia Industrial
Artigos (80)
Vídeos (0)
Podcast (0)
Livros (0)
Arquivos (2)
A Importância da Gestão de Estoques
Érica Carvalhais de Azevedo, Graduada em Administração de empresas / Gerente de Compras da Condor Equipamentos Industriais Ltda
Júlio Cezar de Souza, Graduado em Administração de empresas / Supervisor de Suprimentos da Sotreq S/A
Ex-alunos da pós-graduação em Gestão da Logística
Introdução
Com o advento da globalização e o avanço do capitalismo as organizações estão cada vez mais empenhadas em expandir sua receita e reduzir seus gastos, então muito se é falado sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como gestão de estoques.
Muitas empresas buscam manter estoques mínimos para tentarem obter vantagem competitiva no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoques. Mas, será que essa é a melhor solução? Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seu cliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los. Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso do fornecedor, a empresa terá sua imagem denegrida junto ao mercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque de segurança.
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar um estudo de caso em Gestão de estoque na empresa Scitech, além de descrever brevemente os passos utilizados na gestão do estoque na empresa escolhida.
Conforme o autor Joary Corra, 1971, muitas empresas apresentam estoques equivalentes a 2 ou 3 meses de venda. Mas pior do que isso, 20% a 30% dele,