ACESSO E NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS
2.1. Principais Relatórios Financeiros e sua Estrutura
Os relatórios financeiros são documentos utilizados nas empresas para tomada de decisões, esses relatórios devem conter informações úteis para a tomada de decisões.
Estes relatórios devem conter informações que sejam confiáveis, atualizadas e relevantes.
Um bom relatório deve ser, portanto, completo, objetivo e eficaz para transmitir a mensagem que se deseja.
2.1.1 Como elaborar relatórios financeiros
Para preparar os relatórios financeiros é necessário seguir as etapas de elaboração como: destinatários, objetivos, conteúdo e forma.
O destinatário deve vir claro, e, além disso, na capa do relatório devem constar os nomes dos destinatários e a palavra em destaque “confidencial”, se for o caso.
2.1.2 Objetivos
Os relatórios financeiros são regidos por objetivos, ou seja, o relatório deve constar em poucas linhas o que pode se esperar dele como documento, por isso, os relatórios são de diversos tipos: relatórios de controle, relatórios orçamentários, relatórios para decisões, providências e outros. Os objetivos dos relatórios financeiros em sua maioria costumam serem para controle, análise, inspeções e outros.
2.1.3 Conteúdo
Identificar e apresentar diversas informações com potencial de serem utilizadas e analisadas é o objetivo principal do relatório.
O relatório não precisa estar lotado de informações, mas as informações que farão parte do relatório deverão atender ás necessidades de análise, pesquisa e utilização posterior. O importante para o relatório é qualidade e não a quantidade de conteúdo, sabendo que o conteúdo deve apresentar informações sobre prazos, custos, entregas, limites orçamentários e outros.
E aspectos chamados de aspectos de relatividade como metas, objetivos e referências.
Os relatórios podem ser ainda objeto de pesquisas e conter recursos para melhor análise dos dados como os gráficos, e