Relatorio Relogio
DANIEL PEREIRA DA COSTA JUNIOR
JOÃO PEDRO BRONDI MARQUES
RELOGIO ASSINCRONO E SINCRONO
PONTA GROSSA
2014
1. OBJETIVOS:
Montar contadores a partir de um circuito digital de flip-flops (T, D JK, RS) que alteram o seu estado para uma sequência pré-determinada quando um pulso de relógio é aplicado ao mesmo, de forma síncrona e assíncrona.
2. INTRODUÇÃO:
O relógio é uma das mais antigas invenções humanas, é utilizado como medidor do tempo desde a antiguidade, em variados formatos. Com o passar do tempo foram surgindo técnicas mais eficientes, e até que em 1970 que a empresa Hamilton lança o primeiro relógio digital eletrônico. O circuito de um relogio é formado basicamente por um contador que é um grupo de flip-flops. O número de flip-flops utilizados e a forma em que estão conectados vai determinar o módulo e a sequência específica de módulos que o contador vai percorrer. São divididos quanto ao sincronismo, podendo ser síncronos e assíncronos.
Contador assíncrono: nesse tipo de contador, o pulso de clock é aplicado apenas no primeiro bloco flip-flop, enquanto para os demais blocos, a saída do bloco anterior é que vai servir como clock.
Contador síncrono: nesses contadores o clock entra em todos os flip-flops simultaneamente. Para que haja mudanças de estado, deve-se então estudar o comportamento das entradas J e K dos vários flip-flops, para que se tenha nas saídas as sequências desejadas. Para isso, deve-se escrever a tabela verdade das entradas J e K dos flip-flops para que esses assumam os estados seguintes. O contador síncrono é o mais completo contador, ele tem condições de gerar qualquer tipo de seqüência binária, ou seja, é um gerador de palavras e consequentemente de códigos binários.
3. DESENVOLVIMENTO:
O primeiro passo é montar as tabelas verdade dos flip flop JK, tabela de transição do estado do flip flop e os mapas de karnaugh. Após ter feito todas as tabelas necessárias e termos os circuitos