RECURSOS MINERAIS
Recursos Minerais são substâncias naturais inorgânicas (que não possuem vida) que foram descobertas no séc. XVII, quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais.
Estão divididos em:
Metálicos: como ferro, alumínio, magnésio, cobre, mercúrio, ouro, prata, mercúrio entre outros.
Não metálicos: cloreto de sódio, enxofre, areia, argila, água, petróleo, carvão mineral entre outros.
As indústrias de transformação mineral auxiliam na economia brasileira ocupando um importante papel, o ferro, por exemplo, é o principal minério e se tratando da exportação.
Mas a exploração mineral causa grande risco ambiental e social dando resultado no desmatamento, destruição do solo e contaminação de ecossistema e invasões nas áreas indígenas. Recursos Naturais
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. E são componentes, materiais ou não, da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano. Os recursos podem ser:
Renováveis: elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar. Exemplos: animais, vegetação, água.
Não renováveis: São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se transformar. Exemplos: petróleo, ferro, ouro.
Inesgotáveis: Recursos que não se acabam como o Sol e o vento.
Recursos naturais e fontes de energia
Essa postagem é destinada, principalmente, para os alunos de 5ª série, sendo que os demais poderão fazer proveito, sem nenhum problema.
A sociedade atual é extremamente dependente dos recursos naturais, onde dividimos esses em renováveis e não - renováveis.
Os recursos naturais renováveis são aqueles em que o processo natural os renova sendo que, tomando os mais variados cuidados, eles não acabam. Já os recursos naturais não - renováveis são aqueles que quando usados até o fim simplesmente não os encontramos mais