Relatório Relógio Comparador
Como o próprio nome indica, trata-se de um instrumento que mede por comparação a um padrão conhecido. Os relógios comparadores dependem ainda de algum tipo de suporte, sem o qual fica impossibilitado de prestar inúmeros serviços em traçagem, inspeção e controle de dimensões.
Análise Construtiva
O funcionamento de um relógio comparador está baseado numa haste de comando em cuja extremidade é rosqueada uma ponta de medição. Um pequeno movimento dessa haste é transmitido para um pinhão e daí através de um conjunto de engrenagens para um ponteiro o qual indica no mostrador. Por esse sistema, o pequeno movimento é largamente aumentado e a leitura é feita diretamente no mostrador. Características do Instrumento
Devemos identificar:
Faixa de Medição: É definida como a faixa de utilização do instrumento, dentro do qual se admite que o erro do instrumento de medição mantém se, dentro dos limites especificados.
Para os relógios comparadores é o movimento completo da haste de comando. Os relógios comparadores mais comumente usados possuem faixa de medição de 10 mm.
Resolução: Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida, ou seja menor leitura do instrumento. Nos relógios comparadores é a menor divisão do mostrador.
Os relógios com faixa de 10 mm a resolução é 0,01 (m) e os relógios com faixa de 1 mm a resolução é 0,001 mm.
Leituras
Observemos um relógio comparador com faixa de operação de 10 mm e resolução de 0,01 mm.
Cada graduação do mostrador representa 0,01 mm.A cada 10 graduações está numerado, portanto 10significa 0,10 mm, o número 20 significa 0,20 mm, e assim por diante.
Existe no mostrador um total de 100 graduações, portanto cada volta completa do ponteiro é igual a 1 mm e que o ponteiro dá um total de 10 voltas, para completar sua faixa de 10 mm.
Cada uma destas voltas é registrada pelo ponteiro pequeno, chamado conta voltas. Procedimento de Medição
.
Instrumento: Relógio Comparador