Relatório de Cinética Quimica- Relogio de iodo
Relatório 4
CINÉTICA QUIMICA – RELÓGIO DE IODO
Ana Paula Dias Cano
Isadora Zibordi
Turma B
86665
71112
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
03
OBJETIVO
06
MATERIAIS E MÉTODOS
07
RESULTADOS E DISCUSSÃO
09
CONCLUSÕES
13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
14
2
1) INTRODUÇÃO
As transformações químicas ocorrem ao nosso redor e em nosso próprio corpo a todo instante. Tão importante quanto o estudo da maneira como uma reação química ocorre, é o estudo da velocidade em que essa reação se processa, sendo que esse conhecimento é aplicável na determinação dos mecanismos de reações, nos estudos de estabilidade e degradação de medicamentos e no desenvolvimento de teorias de combustão [2].
A Cinética Química consiste no estudo das velocidades das reações, analisando o efeito de diferentes agentes na alteração dessas velocidades, tais como a adição de catalisadores, mudanças na temperatura e pressão do sistema, concentração de reagentes e produtos, dentre outros. Sendo assim, a cinética química concentra-se na avaliação dos estados intermediários das reações [1].
A velocidade de uma reação química constitui o aumento na concentração molar de produto por unidade de tempo ou o decréscimo na concentração molar do reagente na unidade de tempo, sendo equacionada como segue (para uma reação entre dois reagentes) [1]:
Na qual k corresponde à constante de reação (dependente da reação e da temperatura) e a e ß representam as ordens de reação relativas aos reagentes A e B, respectivamente. Os valores de ordem de reação só podem ser determinados experimentalmente [1].
A velocidade média com que uma reação ocorre pode ser calculada da seguinte forma: Na qual ∆Q corresponde à variação na quantidade de uma substância (produto ou reagente), sendo expressa geralmente em mol/L e ∆t corresponde ao intervalo de tempo em segundos. O experimento descrito neste relatório, denominado Relógio de Iodo, demonstra as leis da cinética química. Esse experimento consiste em fazer