relatorio quimico
Relatório Químico
Destilação fracionada
Alexsandro dos Santos Carvalho Profº Rodolfo Bortoluzzi
Capivari de Baixo
06/2015
INTRODUÇÃO
Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura. Ela é um processo de rejuvenescimento, separação e loteamento dos produtos da mistura e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Um aparelho mais complexo e que exige um pouco mais de tempo no processo.
Neste processo existe uma coluna de fracionamento que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, levando a uma série de microdestilações simples sucessivas, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vaporização. O objetivo foi fazer a separação das seguintes substâncias: álcool etílico, álcool isomílico, ácido acético, acetato de etila e água.
EQUIPAMENTOS
1. Manta de aquecimento
2. Suporte universal
3. Garras, aro e mufas
4. Balão de fundo redondo 100ml
5. Coluna de destilação
6. Termômetro
7. Condensador
8. Béquer para coletar a substancia destilada.
Procedimento:
1 – montar o sistema de destilação
2- Adicionar a mistura a ser destilada no sistema.
3 – Recolher o destilado no béquer de 100 ml.
4 – Analisar os dados obtidos.
Discussão dos resultados
Com a técnica da destilação fracionada, o objetivo era separar as substâncias de acordo com seus respectivos pontos de destilação. A primeira fração destilada foi a de acetato de etila que, observando sua temperatura de destilação, igual a 78ºC, e de massa igual a 77,2164 g/L. As demais substâncias não foi possível fazer a destilação, pois era preciso uma porção de tempo maior para analisar o sistema e assim observar o termômetro para realizar a