Relatorio quimico
Realizar a separação de componentes de vários tipos de misturas usando-se filtração e decantação.
INTRODUÇÃO
1 – Filtração
Operação que consiste em separar líquidos de sólidos, através de papel(papel de filtro), algodão ou lã de vidro.
Para que uma filtração se processe a contento, as seguintes condições deverão ser satisfeitas:
• Corpo sólidos não deve passar através do filtro ou penetrar em seus poros, obstruindo-os.
• Que o líquido não com o papel ou o algodão, nem os dissolva, mesmo que parcialmente (líquidos corrosivos ou dissolventes de celulose)
No primeiro caso, a adição de produtos coadjuvantes à mistura que agem como absorventes da parte sólida, geralmente coloidal, favorece a filtração. Como produtos coadjuvantes emprega-se terras de diatomáceas (Terras de infusórios), que absorvem não só os produtos coloidais, mas também o carvão ativado usado nas filtrações como descorante e que, não raro, passa através do papel.
1.2Filtração a vácuo ou por sucção
Emprega-se o funil de Buchner, que deve ser adaptado através de uma rolha perfurada, a um frasco de kitasato, o qual, por sua vez, deve ser ligado, por intermédio de um tubo de látex, a uma bomba ou trompa de vácuo.
Para operar, deve-se cortar o papel de filtro de modo a obter um diâmetro um pouco menor que o funil e coloca-lo sobre o fundo deste, tendo-se o cuidado de molhá-lo antes com água destilada ou, preferencialmente, com o próprio líquido a ser filtrado de moda a permitir uma perfeita aderência ao fundo do funil.
Esse tipo de filtração é largamente usado nas práticas de química orgânica, dado ao rendimento quanto ao tempo, em relação às filtrações comuns.
1.3Filtração a quente
Utilizada quando as substâncias são solúveis a quente e insolúveis a frio, geralmente cristalizáveis à temperatura ambiente e cujas impurezas sólidas o são também a quente.
2 – Decantação
A decantação consiste na separação de líquidos não miscíveis, ou, excepcionalmente, de líquidos em mistura com