Relatórios Químicos
Pré-relatório – Experimento de 2 de Outubro de 2013
Resumo
Um líquido desconhecido dentro de um erlenmeyer será fornecido para experiência. Primeiramente, fazer uma análise do misterioso líquido e tentar descobrir o que seria, de início, sem agitá-lo ou abrir o frasco. Posteriormente, agitá-lo vigorosamente e registrar as observações obtidas, deixá-lo em repouso por alguns minutos para que volte a seu estado inicial. Visto a mudança aparente do líquido, levantar hipóteses que possam explicar o ocorrido no experimento e em seguida fazer testes que possam provar as hipóteses levantadas. Observar todos os resultados após os testes e formular conclusões para decidir qual seria a resposta mais cabível.
Questionário:
1. Considere a seguinte explicação para o nosso fenômeno: H5: Foi um milagre. Tente provar que não pode ter sido.
Resposta: Na ciência a palavra “milagre” não poder ser considerada para provar um experimento, o que nos leva a ir à busca de uma explicação lógica, e que possa ser entendido a quem for apresentado. Então, se colocar-mos o líquido em contato com o ar, notaremos que há uma interação formando borbulhas e que por sua vez acabará mudando a tonalidade do líquido de incolor para um tom azulado.
2. Um sujeito chato teima com você que inicialmente não havia ar no frasco e sim um misterioso gás X, que produz o mesmo efeito. Como essa questão poderia ser resolvida?
Resposta: Para provarão sujeito que o gás existente no erlenmeyer é o próprio ar que respiramos, seria necessário despejar o líquido em um novo erlenmeyer esterilizado e deixar um espaço vazio, semelhante ao que estava no primeiro experimento, para que possa ter um pouco de ar, e assim repetir o processo de agitá-lo