relatorio quimica
O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é (C2H5OH).O Álcool Etílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído, formando Aldeído Acético. O álcool etílico pode, também, ser oxidado a aldeído acético pelo Iodo (I2).
Se houver excesso de Iodo poderá ser formando o Aldeído Triiodoacético (I3CCHO). O aldeído triiodoacético formando reage com o hidróxido de sódio (NaOH),produzindo o Iodofórmio (CHI3) e o Formiato de Sódio (HCOONa). As reações podem ser monitoradas pelas mudanças na coloração e no odor característico dos aldeídos formados.
A figura abaixo mostra a representação da formula estrutural do álcool etílico.
2. OBJETIVOS
Nesta prática aprendemos a reconhecer algumas propriedades químicas do etanol.
Onde encontram-se:
Reação de oxidação do álcool Etílico com dicromato de potássio
Reação de oxidação do álcool Etílico com permanganato de potássio
Reação de oxidação do álcool Etílico com iodo
3. MATERIAL E PROCEDIMENTOS
3.1 Materiais
Tubo de ensaio
Pipeta
Béquer
Bico de bunsem
Solução de dicromato de potássio
Ácido Sulfúrico
Solução diluída do ácido sulfúrico
Água destilada
Etanol
Solução de iodo
Permanganato de potássio
Hidróxido de sódio 3.2 Procedimentos
No primeiro experimento fizemos a Oxidação do Etanol por Dicromato de Potássio: Primeiro mediu-se 2 ML de uma solução de Dicromato de Potássio depois a 1mL de solução diluída de etanol e por fim adicionou-se no tubo de