contabilidade
Ao iniciar século XV que a contabilidade foi reconhecida como uma ciência. No próprio Brasil a profissão só foi valorizada em 1960 onde até então o profissional dessa ciência era conhecido como guarda livros, e essa situação só se reverteu em 1970 onde então passaram a ser chamados de contabilistas.
No entanto o principal marco do período foi a primeira literatura contábil de Lucas Pacioli que falava da relação credito e debito,e foi, a partir daí que a contabilidade tomou-se a forma que é conhecida atualmente no Brasil.
A profissão contábil é uma ciência porem não exata, ela é uma ciência social, pois a ação humana sob ela modifica o fenômeno patrimonial. As suas principais ferramentas são os métodos quantitativos, ou seja, matemática e estatísticas.
Pode-se afirmar que a legislação contábil brasileira é uma das mais aperfeiçoadas em relação a demonstrações contábeis.
Essa ciência é constantemente usada nas empresas a sua função é monitorar e gerenciar o setor financeiro da empresa, contas a pagar a receber, planejamento entre muitas outras coisas. Porém a contabilidade não é só usada nas empresas ela esta mais presente no dia a dia das pessoas do que elas imaginam, como por exemplo, quando há alguém com o nome no SPC ou SERASA ,isso se deve a falta de planejamento financeiro que é um dos meios da contabilidade.
Segundo pesquisas mais de 40 % da população brasileira está com o nome sujo na praça. Se pararmos para pensar realmente nos últimos anos as pessoas vem extrapolando nas compras, compram a casa própria, carro, fazem