relatorio quimica
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO: ENGENHARIA METALÚRGICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
PRÁTICA 09
CINÉTICA QUÍMICA E EQUILÍBRIO
LUCAS FONTELES NOBRE 0320874
FORTALEZA-CE
JANEIRO/2013
1. INTRODUÇÃO
A cinética química estuda as velocidades das reações e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação depende do número de choques entre as moléculas dos reagentes e da energia com que as moléculas colidem entre si e é calculada a partir da Δconcentração dos reagentes ou produtos pela Δtempo.
Os fatores que influenciam na velocidade das reações são:
Pressão (gases):
O aumento da pressão causa uma diminuição do volume ocupado, aumentando o número de choques entre os reagentes, que aumenta sua velocidade. (ver imagem 1.1)
Superfície de contato:
O aumento da superfície de contato causa maior número de choques entre os reagentes e aumenta a velocidade da reação. (ver imagem 1.2)
Temperatura:
O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular (Ec), aumentando o número de colisões entre os reagentes, aumentando velocidade da reação.
Catalisadores:
São substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos.
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla.
Podem-se classificar os equilíbrios em função das fases das substâncias envolvidas na reação química.
Equilíbrio Homogêneo:
É aquele onde todas as substâncias estão na mesma fase (estado físico). Geralmente, ocorrem em sistemas gasosos e aquosos.
Equilíbrio Heterogêneo
É aquele onde as substâncias estão em fases