relatorio quimica
Durante a primeira aula prática do 2º bimestre no dia 07/05/2014 , da Disciplina de Química dos Materiais na sala da Unipar, estiveram presentes alunos do curso de Engenharia Civil do 1ºano, sob orientação da professora Kimiyo Shimomura Haida, realizaram-se as experiências abaixo relatada com o intuito de:
- Conhecer os fenômenos químicos e físicos;
- Demonstrar como ocorrem as reações com estes materiais;
- Entender como se dá as reações com estes materiais.
- Analisar as informações obtidas e registrar conclusões.
Fracionamento de misturas:
Na natureza não é possível encontrar todas as substâncias em seu estado puro, no entanto, mesmo quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas, sendo assim, é possível separá-las utilizando os métodos seguintes:
Filtração: esse método consiste na passagem da mistura por superfície porosa, no caso um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc.
Decantação: nesse processo separa-se um líquido misturado a outro. As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Isso pode ser percebido numa mistura de água com areia ou barro, por exemplo.
Separação Magnética ou Imantação: É um método utilizado para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais pela força de atração do ímã. Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre. Cromatografia: é uma técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel.
Misturas:
Misturas são formadas por duas ou mais substâncias e