Relatorio quimica n 5
Muitas experiências mostram que a energia de um sistema pode ser modificada por maneiras que não envolvem trabalho. Quando a energia de um sistema se altera como resultado da diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças, se diz que a energia foi transferida na forma de calor. Quando se aquece a água contida em um béquer por meio de um aquecedor, a capacidade do sistema de efetuar trabalho aumenta, pois a água quente pode proporcionar mais trabalho do que a fria. Nem todas as fronteiras permitem transferência de energia, mesmo havendo diferenças de temperatura entre o sistema e a vizinhança. Uma fronteira permeável a passagem de energia na forma de calor é chamada diatérmica.
Em termos moleculares, o calor é a transferência de energia que faz uso do movimento caótico das moléculas. O movimento caótico das moléculas é também conhecido como movimento térmico. O movimento térmico das moléculas nas vizinhanças quentes de um sistema frio provoca a movimentação mais rápida das moléculas do sistema então a energia aumenta e quando acontece o contrario o sistema aquece sua vizinhança, são as moléculas do sistema que estimulam o movimento térmico das moléculas com as vizinhanças. Objetivo
Compreender o funcionamento de um calorímetro; Comparar o calor liberado na comustão de uma vela com o calor envolvido na mudança de estado de uma substância (cera); Aplicar a Lei de Hess para o cálculo do calor de reações (Entalpia de reações).
Materiais
Balança Bastão de vidro Suporte universal Tubo de ensaio Vela Termômetro Béquer de 250 mL Cera relógio
Procedimento
Em uma balança , foi pesada uma vela com um suporte, e anotou-se o valor na folha de dados. Pesou-se também uma bequer vazio e encheu-a com água até 2/3, e pesou-se o novamente. Montou-se o calorímetro e mediu-se a temperatura.
Acendeu-se a vela e deixou-a para aquecer a água do calorímetro durante mais ou menos um tempo de 10