Desmaios e convulsões
INTRODUÇÃO
Os desmaios e as convulsões são reações de que algo não esta bem no nosso organismo. Pode significar doenças sérias ou apenas uma manifestação de estresse, as duas podem acontecer com qualquer pessoa.
DESMAIO OU SÍNCOPE
É a redução significativa da força muscular, com perda repentina da consciência levando a vítima a cair. O desmaio não é uma doença, é um sintoma que pode ser causada pela diminuição do nível de açúcar no sangue devido a um jejum prolongado, permanência em ambiente pouco ventilado, emoções muito fortes, nervosismo, queda da pressão arterial, alteração no ritmo dos batimentos cardíacos ou pancada na cabeça.
Normalmente, o desmaio é conseqüência da má circulação cerebral repentina, e muitas vezes, a pessoa queixa-se de alguns sintomas que podem anteceder o desmaio, com: tontura, escurecimento da visão, palidez, frio, suor, pulso e respiração superficial, dificuldade para manter-se em pé ou sentado.
O que fazer?
Quando ocorrer o desmaio, coloque a pessoa deitada e eleve as pernas, com a cabeça virada de lado para facilitar a respiração, tente acordá-la, chamando-a ou batendo palmas próximo ao seu rosto, afrouxe as roupas, se necessário, e tente arejar o ambiente. Passe uma compressa fria pelo rosto e testa. Quando a mesma acordar, encaminhe para o hospital mais próximo. CONVULSÕES
São distúrbios elétricos cerebrais que causam perda da consciência, levando o indivíduo a queda, contração involuntária dos músculos com movimentos desordenados, dentes travados, excesso de salivação, evacuação e micção após a crise.
Como o indivíduo não tem controle sobre os seus movimentos, o mesmo pode cair em qualquer local, ocasionando ferimentos, fraturas e outras lesões.
O que fazer
Proteja a cabeça da vítima com suas mãos, almofada ou travesseiro, afaste a vítima de locais que ofereçam perigo tais como escada, fogo, piscina, etc. afrouxem as roupas, para facilitar a respiração, e lhe retirar objetos que possam