relatorio quimica II
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA- Bacharelado em Ciência e Tecnologia
RELATÓRIO
Diamantina
Dezembro
2013
ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como propriedade física para algumas classes de compostos orgânicos
OBJETIVO: Introdução de alguns conceitos relacionados às interações intermoleculares e reações ácido-base envolvendo moléculas orgânicas.
Utilização de parâmetros de solubilidade para aplicação em síntese e no isolamento de substâncias orgânicas de origem natural ou sintéticas.
INTRODUÇÃO
Grande parte dos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.
Os conceitos “polar” e “apolar” são também importantes para análise de solubilidade, no entanto esses termos exigem maior cautela. Não podemos dividir as moléculas em duas categorias, moléculas polares e moléculas apolares, pela simples razão que a polaridade é uma grandeza que pode variar continuamente de zero (para H2, por exemplo) até um valor máximo, que corresponde a uma substância totalmente iônica. Como existem moléculas com quase todos os valores intermediários possíveis, não há como estabelecer um ponto definido para dividir em dois grupos.
Três informações podem ser obtidas com relação a uma substância desconhecida, através da investigação de seu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de