Atividade de Geografia 6º ano
4° BIMESTRE
TURMA 6º_____
ALUNOS (A): __________________________ Nº: _______
ALUNOS (A): __________________________ Nº: _______
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO GEOGRAFIA PROF.: JADES
FORMAS DE RELEVO
RELEVO
O relevo é caracterizado pelo conjunto das diferenças de nível da superfície da crosta terrestre, resultantes de mudanças que em geral, ocorrem em processos que duram milhões de anos. Portanto, relevo é o conjunto de formação rochosa da superfície do planeta.
O relevo é modelado por dois tipos de forças que atuam simultaneamente: as internas (endógenas) e as externas (exógenas).
Internas ou endógenas – São responsáveis pela criação do relevo. Origina-se da crosta da Terra ou do Manto (camada localizada abaixo da crosta). Os agentes endógenos são formados pelo tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
Externas ou exógenas – É o conjunto de elementos que modelam o relevo terrestre. É representado pelo intemperismo, que consiste num processo de modelação do relevo por meio dos fatores climáticos (chuva, temperatura, ventos e geleiras). O intemperismo pode ser classificado como físico e químico:
Intemperismo físico – as rochas sofrem mudanças no tamanho e no formato em função da variação da temperatura.
Intemperismo químico – a ação da água altera a composição química da rocha.
PLANALTOS
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
PLANÍCIES
É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas