Segurança Metropolitana
A concentração territorial e temporal se faz uma das principais características da criminalidade, pois um ambiente marcado pela ausência do poder público atrelado a vulnerabilidade social tem a tendência de atrair ainda mais incidentes de violência e descumprimento da lei. Isso se reflete em um exemplo citado, no qual a região Nordeste responde a 36% dos homicídios no Brasil, contra 31% da região Sudeste.
Alguns projetos foram ressaltados para amenizar e procurar reverter à situação. É preciso que haja uma cooperação institucional, não apenas entre as polícias, mas também com a participação do Ministério Público e do Judiciário. As instituições policiais, civil e militar, necessitam de melhorias internas, tais quais estruturação de delegacias, sistemas de informações e, sobretudo valorização pessoal e salarial. E por último, o policiamento comunitário, que é uma parceria entre comunidade e polícia no âmbito de trabalharem juntos.
A Constituição Federal de 1988 restringe o papel dos municípios no que diz respeito à segurança pública, pois estes têm a finalidade de apenas cuidar da manutenção das Guardas Municipais. Seria bastante importante que a autonomia municipal quanto a isso fosse elevada, para que atuações nessa área resultassem numa maior defesa das comunidades e na proximidade com a população, no intento de reforçar a atuação preventiva.
A concentração territorial e temporal se faz uma das principais características da criminalidade, pois um ambiente marcado pela ausência do poder público atrelado a vulnerabilidade social tem a