relatorio queimados
COORDENAÇÃO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: ODARA MARIA SÁ
PROFESSORA: FISIOTERAPIA E DIETOTERAPIA II
QUEIMADURAS
TERESINA-PI
2015
ALINE MARIA
ANA MARIA GASPAR TEIXEIRA
MAYARA CRISTINA ALVES DA CRUZ
PAULA CAMILA OLIVEIRA FRAZÃO
QUEIMADURAS
TERESINA-PI 2015
Definição
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos causadas por trauma de origem térmica, exposição a chamas, frio extremo, substâncias químicas, radiações, atritos e fricção, líquidos e superfícies quentes. Na queimadura ocorre a destruição da barreira epitelial e da microbiota resistente da pele, rompendo seu efeito protetor.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente existem 300.000 mortes no mundo decorrentes de queimaduras. Estima-se que no Brasil ocorram em torno 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano ( BOTTONI et al., 2011).
Em queimados ocorre a degradação de proteínas e a proliferação de microrganismos patógenos que, aliados a uma importante deficiência imunológica, podem ocasionar a geração de um foco infeccioso e, posteriormente, sepse.
Caracterização
A queimadura se caracteriza por ser uma lesão de um tecido produzida pelo efeito do calor, decorrente de substâncias químicas ou da eletricidade, que pode ser resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo humano. De acordo com a quantidade de tecido atingido e a profundidade da lesão, a queimadura pode ser de: primeiro grau, quando a pele atingida fica hiperemiada, dolorosa, inchada, e não ocorre formação de bolhas; segundo grau, quando causam lesão profunda, formando bolhas na pele, com base vermelha ou branca, contendo um líquido claro e espesso, dolorosas ao tato e terceiro grau, quando produzem lesão mais profunda, na qual a área queimada perde a sensibilidade ao tato, ocasionalmente formam-se bolhas, e, normalmente, são indolores porque as