Relatorio queda livre
Paulo Cezar Leal Junior
Departamento de Tecnologia
Universidade Estadual de Maringá
CEP 87506-370 – Umuarama - PR- Brasil
E-mail: Junior_leal2015@hotmail.com
Dois corpos abandonados no ar com a resistência do próprio desprezada e da mesma altura o tempo de queda será o mesmo possuindo massas diferentes. O movimento da queda livre é um movimento uniformemente variado, sendo assim trata se de um movimento acelerado fato que Gallilei comprovou. O experimente demonstra por meio de cálculos a veracidade dessa comprovação sendo que resultados apresentados aproximam se muito do estipulado como o correto.
Introdução Na natureza existem vários movimentos e um desses movimentos é a queda livre dos corpos. O interesse sobre o estudo da queda livre vem sendo há muito tempo, pois Aristóteles já acreditava que havia uma dependência entre o tempo de queda dos corpos com a massa dos mesmos. Mas a veracidade dessa crença foi desmentida tempos depois por Gallilei que concluiu que dois corpos com massas diferentes, abandonados de uma mesma altura, caem simultaneamente, atingindo o chão ao mesmo instante, desde que a resistência do ar seja desprezada.
O movimento de queda livre pode ser descrito pela equação para um movimento uniformemente acelerado da por: O corpo começando em repouso, V inicial é igual a zero, e se tomarmos como origem de Y a posição inicial do corpo, Y inicial é igual a zero. Assim temos a seguinte relação:
O experimento ira verificar a aceleração gravitacional local utilizando a equação (2). Esse experimento tem como objetivo estudar o movimento de um corpo em queda livre e estimar o valor da aceleração gravitacional do local e compará-la com o valor teórico.
Procedimento experimental Para a execução do experimento foram utilizados dois tipos diferentes de bolas, e de cada bola foi primeiramente pesado em uma balança depois medido seu diâmetro com uma trena. Logo após medimos certa altura com a trena e posicionamos o eletroímã