Trabalho de física
Introdução 2
Corrente Elétrica 3
Sentido da Corrente Elétrica 3
Intensidade da Corrente Elétrica 3
Tensão Elétrica 4
Resistores 7
Receptores 9
Esquema do receptor: 9
Geradores 11
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
O presente trabalho está organizado em cinco capítulos onde abordam os seguintes temas: Correntes Elétricas, Tensão Elétrica, Resistores, Receptores e Geradores. É objetivo deste trabalho explicar cada tema, mostrando suas características, importâncias e semelhanças, assim incluindo exemplos e explicações claras.
Corrente Elétrica
Os geradores de eletricidade são equipamentos elétricos, como as pilhas e as baterias, apresentam duas regiões que chamamos de pólos. Um pólo de maior potencial (+) e um polo de menor potencial (-), existindo então uma diferença de potencial.
Um condutor metálico, que tem a característica de ter elétrons livres, quando é conectado a um pólo positivo, e em sua outra extremidade a um pólo negativo, esses elétrons inicialmente livre e desordenados iniciam um movimento ordenado e em um sentido. Esse movimento ordenado dos elétrons é conhecido como corrente elétrica.
Sentido da Corrente Elétrica
Há dois sentidos da corrente elétrica:
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.
Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
Intensidade da Corrente Elétrica
Observando os elétrons que passam por uma secção transversal de um fio podemos medir a quantidade média de elétrons que passam pelo fio, assim a intensidade média da corrente elétrica i num condutor em um intervalo de tempo Δt, é definido como:
Tensão Elétrica
Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma