Relatorio ponte de macarrão
O trabalho tem por objetivo a análise, o projeto e a construção de uma ponte de macarrão com treliças, sendo que esta será feita de espaguete número 8 e cola diversas,de modo a suportar o maior peso possível.
FUNDAMENTOS
A pesquisa e o estudo detalhado de bibliografias diversas nos levaram a acreditar que a geometria com treliças,juntamente com base plana e firme seria a melhor forma para o entrelaçamento das estruturas,escolhendo para a construção a ponte do tipo viga Warren com tabuleiro inferior. Também foi realizado um estudo a cerca da melhor marca de macarrão a ser utilizada,visto que algumas marcas poderiam apresentar o ressecamento da ponte.
MATERIAIS UTILIZADOS (FIG.1.0)
*ESPAGUETE Nº 8
*COLA DO TIPO EPOXI
*COLA-QUENTE
*ARALDITE
*COLA DO TIPO DUREPOXI
*COLA PARA MADEIRA
*COLA PARA ISOPOR
*FIO DENTAL
*PINCEL
*LIXA
*RÉGUA
*TESOURA
*ESTILETE
*TRANSFERIDOR
*ARCO DE SERRA
*CALCULADORA
*FACA
A CONSTRUÇÃO DA PONTE
Contamos (fig.2.0)medimos (fig 3.0) e cortamos(fig.4.0) os filetes de macarrão.Logo após separamos os filetes cortados conforme a sua colocação na ponte, com os filetes já separados colamos (fig 5.0)fazendo 3 tipos de peças, as que uniam 50 fios que no total foram 16,as com 100 fios que foram 10 e as com 150 fios que foram 9,totalizando 3150 filetes de macarrão espaguete de nº 8. Lixamos cada uma das peças coladas para deixá-las uniforme,montamos a base composta por 8 peças de 150 filetes,5 peças de 100 filetes(fig.6.0). Montamos a estrutura da ponte composta por 16 peças de 50 filetes, 8 peças de 150 filetes e 5 peças de 100 filetes,(fig.7.0)(fig.8.0)sempre unindo-as com os diversos tipos de cola utilizados,aguardamos até que secasse completamente(fig.9.0).
CÁLCULOS DAS TENSÕES DOS PONTOS
A realização de cálculos foi realizada achando o centro gravitacional, e as forças que seriam exercidas em cada parte da ponte, com esses cálculos podemos perceber que a região de maior estresse e de provável rompimento da