Relatorio parcial 1
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
RELATÓRIO PARCIAL 1
Professor Luiz Rigatto
Jundiaí, 18 de Março de 2013
Os quatro conceitos da negociação
O processo de negociação não está somente relacionado ao ambiente profissional, mas está presente em vários momentos de nossas vidas. Neste processo estão contidos vários conceitos e habilidades do negociador. No caso de fazermos uma negociação com algum familiar ou conhecido, usamos o fato de estarmos bem informados a respeito da pessoa, o que é um fator muito importante para a negociação.
Segundo Junqueira (2003A), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC). “O moderno negociador, seja de que área for, é um profissional que administra o máximo de informação possível, tanto de dentro quanto de fora, utilizando-a para o balizamento e exploração de sua posição no evento”.
Melhor negocia quem melhor gerencia a informação obtida e disponibilizada sobre o motivo do encontro. Não se deve dar sequência a um processo negocial sem que toda a informação esteja sob seu efetivo controle.
Deve-se levar em consideração que ambas as partes de uma negociação buscam um resultado satisfatório, o que se denomina uma situação ganha-ganha. Para Scare e Martinelli (2001) “A negociação é um conceito em continua formação que está amplamente relacionado a satisfação de ambos os lados”. Já no caso de não conhecermos a pessoa com quem estamos negociando, precisamos ser bons ouvintes e ter paciência.
Uma negociação não pode ser feita com impaciência, desta forma, alguma parte da negociação pode sair prejudicada. Escutando a outra parte e sendo paciente você realmente vai entender qual a necessidade do outro negociador e quais os caminhos que você deve seguir para que o acordo seja feito. Duas habilidades que Junqueira, L. A. C descreve o que o