Relatorio Op2
Engenharia Química – IPUC
Operações Unitárias II Prática
Pratica I: Diagramas Ternários– Líquidos Parcialmente Miscíveis
Prática II: Extração Líquido-Líquido
Prof.: Fabiana
Grad.: Ivan Frutuôso
Abril/ 2015
1- Objetivos
Objetivo prática I: Traçar a curva binodal para o sistema ternário água/ácido acético/clorofórnio, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, e determinar as linhas de amarração para o sistema.
Objetivo prática II: Extrair HAc de uma mistura aquosa utilizando clorofórmio como solvente extrator. Comparar a extração resultante da operação em um estágio único com a obtida em uma cascata em corrente cruzada com três estágios.
2- Introdução – Revisão Bibliográfica
2.1-Diagrama de fases
O diagrama de fases consiste de uma ferramenta gráfica para representação do equilíbrio termodinâmico alcançado entre diferentes fases de misturas imiscíveis ou parcialmente miscíveis.
Além disso, a partir da análise do pode-se determinar a respeito do número de fases presentes, a composição de cada fase e, além da proporção entre as fases.
2.2- Curva Binodal
A curva binodal pode ser definida como fronteira entre a região de mistura heterogênea (separação de fases) da região de mistura homogênea, de modo que, qualquer mistura fora da região delimitada é uma solução homogênea.
2.3- Linhas de Amarração
Indicam, dentro da região de separação de fases do diagrama, as composições das fases em equilíbrio (pode-se também obter a proporção entre as fases).
2.4- Ponto crítico
Ponto sobre a curva binodal em que a composição das fases rica em solvente extrator (E) e rica em diluente (R) são iguais, impossibilitando a separação.
2.5 - Seletividade do solvente extrator (β)
A seletividade do solvente é definida como a razão entre a razão das frações mássicas soluto/diluente no extrato e no rafinado em equilíbrio:
Equação 1
Para que a extração seja efetiva, β deve ser maior que um. Quanto maior o valor de β,