Relatorio MUV 1
1.1.EXEMPLO Se a aceleração é 10m/s2, a velocidade varia 10m/s a cada segundo, ou seja, significa que o valor da velocidade da partícula aumenta numa taxa constante.
Para descrevermos o movimento de uma partícula devemos adotar um referencial. Podemos classificar esse movimento como acelerado ou retardado:
Se a variação do módulo da velocidade escalar é positiva, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo aumenta classificamos o movimento como acelerado. (Movimento acelerado progressivo ou movimento acelerado regressivo). Se a variação do módulo da velocidade escalar é negativa, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo diminui, classificamos o movimento como retardado. (Movimento retardado progressivo ou movimento retardado regressivo). O MUV possui características comuns ao Movimento Uniforme (MU). Algumas delas podem ser ressaltadas:
1. Ambos ocorrem durante um intervalo de tempo t.
2. Ambos percorrem uma distância em um intervalo t
3. Ambos podem ser representados por gráficos.
A grande diferença entre o Movimento Uniforme (MU) e o Movimento Uniformemente Variado (MUV) é que:
MU: A velocidade do corpo se mantém constante durante todo o movimento
MUV: A velocidade do corpo varia uniformemente durante o movimento.
A variação da velocidade presente em tal movimento define uma nova grandeza física que é denominada pela aceleração. A aceleração pode ser entendida como sendo a razão da variação da velocidade pela variação do tempo.
Onde:
Δv = variação da velocidade Δt = variação do tempo
Nesse caso como Δv = v – vo por substituição simples chega-se em:
Feito