Artigo 1 Nancy
NÚCLEO DE PRATICA EM PSICOLOGIA
Estágio Supervisionado de Psicologia Organizacional, Clínica e Educacional
Aluna: Juliana Barros de Lima
Sistematização do conhecimento cienífico
1.Título, autor, ano, origem:
A estrutura em psicanálise: uma enunciação desde Freud, escrito por Glória Sadala; Maria Helena Martinho; publicado em dezembro de 2011 em Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Rio de Janeiro.
2. Objetivo:
Pretende-se abordar a importância da noção de estrutura no campo psicanalítico, considerando sua pertinência nas formulações freudianas e seus destinos no percurso teórico de Lacan. O termo estrutura encontra-se implícito na obra de Freud no que tange à importância do diagnóstico diferencial. Lacan se propôs a reler Freud a partir do estruturalismo a fim de reconduzir a experiência psicanalítica à fala e à linguagem. Ressaltaremos duas divergências que marcam o afastamento incondicional de Lacan do movimento estruturalista: a concepção do sujeito e o registro do real.
3. Pressupostos teóricos:
Do ponto de vista teórico, o artigo se baseia, principalmente, na leitura de textos de Freud e Lacan; portanto, tem como base a teoria psicanalítica.
4. Método:
O método usado para a construção do artigo foi pesquisa teórica.
5. Conclusões dos autores:
Os autores explicitam no texto o fato de que Freud, em suas produções, pouquíssimo usou o termo estrutura ou falou a respeito das estruturas clínicas. Contudo, ao ver de uma forma mais geral sua obra, é possível concluir que as mesmas estão implícitas em seu discurso desde os primórdios. Pois ele fala sobre os diferentes modos que os pacientes tinham de se exprimir.
Em seu texto “o inicio do tratamento”, Freud sugere aos analistas que façam o tratamento de ensaio com seus pacientes uma ou duas vezes afim de estabelecer o diagnóstico diferencial, - e com isso ele se referia explicitamente a estabelecer a diferença diagnóstica entre neurose e psicose.
No artigo