Relatorio movimento retilineo
Bruno Strafit
Everton Dias Ferreirra
Ivair Godoi
Marcio Rodrigues
Curso de Engenharia civil da Faculdade Educacional de Araucária
Primeiro Período- Turma C
Resumo. Este trabalho traz informações sobre o movimento retilíneo uniforme e sobre o experimento feito em laboratório para calcular a velocidade média e foi feito um gráfico com os dados do experimento e encontrado o coeficiente angular e linear.
Movimento Retilíneo Uniforme
É aquele que ocorre sobre uma linha reta e a velocidade é constante ao longo de todo o movimento. Na natureza isto pode ocorrer sempre que a soma das forças que atuam em um corpo for nula, não havendo força atuando, a velocidade não muda seu módulo (valor), nem a direção, nem o sentido.
Pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa. Ao empurrar uma caixa sobre uma mesa é notório que ela só se movimenta enquanto estiver exercendo sobre ela uma força. Se a força cessar, ou seja, se parar de empurrá-la, ela logo pára. Tal observação levou o filósofo grego Aristóteles a estabelecer a seguinte conclusão:
“Um corpo só permanece em movimento se estiver atuando sobre ele uma força”.
Esta interpretação, formulada no século IV a.C., de Aristóteles foi aceita até o Renascimento (séc. XVII).
Galileu Galilei dizia que o estudo sobre os movimentos requeria experiências mais cuidadosas. Após a realização de vários experimentos Galileu percebeu que sobre um livro que é empurrado, por exemplo, existe a atuação de uma força denominada de Força de Atrito, e que tal força é sempre contrária à tendência do movimento dos corpos. Assim, ele percebeu que se não