relatorio micrometro
RELATÓRIO TÉCNICO
ATIVIDADE DE METROLOGIA e instrumentação
PAQUÍMETRO
RESUMO
Foram realizadas medições numa amostra com 3 (três) peças, para isso, foram utilizados dois instrumentos: Paquímetro e Régua, com resoluções distintas. Os dados obtidos foram dispostos neste relatório.
OBJETIVOS
O objetivo do relatório é expor a aula prática e teórica que tivemos sobre utilização, leitura e manuseio do instrumento paquímetro e elaborar de maneira clara e objetiva o passo a passo dos experimentos/atividades realizadas em sala de aula. Para elaboração do relatório nos foi dado um paquímetro e uma régua para trabalhar com a medição de um cilindro de madeira, uma esfera de vidro e um palito estreito com revestimento de trissulfuretofosfórico (P4S3). Com isso podemos observar como as medições podem conter erros, observando também que as medições podem variar.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Pela literatura foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.
A graduação do nônio é feita com base da seguinte relação:
Sob uma escala com 10 graduações de 1 mm (A) foi colocada uma escala móvel com as mesmas 10 graduações (B), porém ocupando o espaço de 9 graduações da escala fixa, havendo portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. A diferença é de 0,2 mm entre os segundos traços de ambas escalas; 0,3 mm entre os terceiros traços, e assim sucessivamente.
Posteriormente a escala móvel; foi