Relatório micrômetro
“Micrômetro”
Curso: Engenharia Elétrica
Alunos: Diego Moisés de Jesus Santos; Elisson Soares dos Santos; Esequias Santos; Lucas Menezes Silva; Edvaldo de Jesus Santos; André Luis Oliveira da Silva
ARACAJU-SE 2012
Introdução:
Vimos por meio deste, transcrever em forma de relato o que sucedeu no laboratório de Física Experimental na terça-feira, dia 11 de setembro de 2012, com o fim de firmar o aprendizado e aplicar conceitos técnicos a área de medições analógicas. Também adicionaremos informações adquiridas por outras fontes de informação complementando dados para uma perfeita sintonia do assunto abordado. Tendo em vista que o objeto usado para a realização dos experimentos, desta vez, foi o micrômetro, faremos um resumo sobre o instrumento e explicitaremos de forma análoga, como aplicamos a teoria à prática sempre buscando a perfeição.
O Micrômetro
Definimos micrômetro (ou Palmer) como sendo um instrumento utilizado para medidas lineares. Foi inventado por Jean Louis Palmer que apresentou pela primeira vez o instrumento para requerer sua patente, o qual permitiria a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo ele foi aperfeiçoado e possibilitou medidas ainda mais rigorosas e exatas que o paquímetro. Sua resolução chega a ser de 2 a 10 vezes mais acentuada quando comparada com o instrumento supracitado.
De forma rústica, o instrumento é basicamente um parafuso preso a uma porca que suporta um tambor com duas réguas (denominadas passo e escala circular), onde justamente esse sistema de porca-parafuso possibilita a medição, uma vez que ao avançar ou retroceder a rosca, o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca.
Abaixo, as principais partes do micrômetro:
Tipos de Micrômetro
Além dos micrômetros típicos, existem também micrômetros especiais com sensores de medição adaptados a objetivo específicos. Vejamos alguns:
Esses micrômetros são