Relatorio Metodos De Pesquisa
Exercício 1
Aluno: Victor Hugo Firmino de Lacerda
Turno: Manhã
Projeto gráfico/editorial: uma análise do design de livros brasileiro - 2010
Pesquisa de: Ingrid Scherdien e Janine Barbosa Moura
Essa pesquisa teve por objetivo principal, identificar como o design de determinados livros vem sendo apresentado, através da análise e apresentação de um panorama atual dos projetos de livros desenvolvidos pelas principais editoras brasileiras, comparando os resultados obtidos com as especificações para um bom design de livros, definidas por autores especializados em design editorial. De forma prática, foi realizada a análise de dez exemplares de livros de modo a identificar as práticas exercidas na criação dos projetos editoriais.
Os itens abordados nesta pesquisa são: embalagem, que contempla a capa e o formato do livro; estrutura, que engloba a construção das grades, das imagens e da tipografia; navegação, que define o layout; e especificação, que aborda o suporte e encadernação do livro.
A embalagem de um livro não se limita apenas a uma bela imagem na capa, mas sim ao formato do livro e a diversas intervenções gráficas e de produção, que agregam valor e aumentam a sedução do livro. Segundo Haslam (2007), a capa de um livro tem duas funções: proteger as páginas e indicar o conteúdo. O formato do livro é determinado pela relação entre a largura e a altura da página e apresenta-se de três maneiras: Retrato, formato cuja altura da página é maior que a largura; Paisagem, cuja altura da página é menor que a largura; e Quadrado, com altura e largura iguais (HENDEL, 2006).
A Estrutura principal de um livro é composta por três elementos-chave: Sistemas de grade, Imagens e Tipografia. Logicamente, o livro pode ser construído sem o uso de todos os três elementos, porém, segundo Fawcett-Tang (2007): [...] até mesmo um livro concebido sem uma grade formal tem de se encaixar nos parâmetros do tamanho das páginas. (FAWCETT-TANG, 2007, p. 88).
Grades: