Relatorio medidores de vazão
Experiência II: Medidores de Vazão
Relatório de Laboratório de Mecânica dos Fluidos I
Alunas: Patricia Bassili Mat.: 0720268 Sarah Araujo Mat.: 0712398
Professor: José D’Abreu
Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2011
RESUMO
O tubo de Venturi é um aparato para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se um fluxo fluido é constante, mas a secção diminui necessariamente velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui necessariamente.
1. OBJETIVO
O objetivo desta experiência é através de um filete de corante de permanganato de potássio caracterizar os regimes de escoamento e determinar o número de Reynolds crítico para essa situação.
2. INTRODUÇÃO
O Tubo Venturi combina dentro de uma unidade, uma curta garganta cilíndrica entre duas seções cônicas de maior diâmetro, sendo a primeira convergente e a segunda divergente. Preferencialmente utilizado em posição horizontal e instalado em série com a tubulação. Nos tubos Venturi o diferencial de pressão é provocado pelo acréscimo de velocidade quando o fluido atravessa uma seção de diâmetro reduzido em relação a uma seção de montante.
Aplicações:
• Medição de vazão em instalações indústriais (tratamento de água, condução de gases e produtos corrosivos);
• Funcionamento hidráulico da irrigação na agricultura;
• Medição de ar de combustão de caldeiras;
• Utilizado em laboratório para calibração de instrumentos.
Vantagens: • Apresenta grande precisão quando corretamente dimensionado
ex: na irrigação melhora o manejo e monitora o