Relatorio laboratorio
1. Introdução
Uma maneira simples de se determinar o coeficiente global de transferência de calor é utilizar o trocador de calor tipo “duplo-tubo”, o qual se caracteriza pela sua forma construtiva e pelo seu princípio de funcionamento.
O trocador de calor tipo duplo-tubo é o mais simples trocador de calor que pode ser construído. Ele consiste em dois tubos montados concentricamente de tal forma que um fluído circula pelo tubo interno e outro fluído circula pelo ânulo formado pelos dois tubos, conforme figura 1 abaixo.
Figura 1 – Trocador de calor tipo duplo-tubo de correntes opostas.
Neste relatório serão apresentados os resultados obtidos através de experimento realizado em laboratório, os dados coletados assim como a incerteza associada às medições.
2. Objetivos
Determinar o coeficiente global de troca de calor de um trocador de calor do tipo duplo-tubo.
Comparar dados experimentais com os previsto pelos métodos de projeto para esse tipo de trocador de calor.
3. Procedimento Experimental
O procedimento foi adotado conforme instruções do manual de laboratório. O mesmo foi realizado em uma bancada, mostrada na figura 2, que consiste num trocador de calor duplo tubo com comprimento aproximado de 915 mm, construído com dois tubos de cobre montados concentricamente. Na qual o tubo externo é isolado para evitar grandes perdas de calor e quatro termopares são instalados estrategicamente para medição das temperaturas de entrada e saída dos fluidos, a indicação das temperaturas é digital.
Figura 2 – Bancada de teste
Além dos equipamentos já citados também foram utilizados um aquecedor a gás um manômetro em U, que podem ser vistos na figura 2 e também uma balança digital (com precisão de 0,01 kg), um cronômetro (resolução de 0,01seg) e um paquímetro. Os dados coletados no procedimento experimental estão representados nas tabelas 1 e 2 a seguir:
Tabela