relatorio instalações eletricas
EXPERIMENTO 1: RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1. Código de cores 3
2.2. Equipamentos utilizados no laboratório 3
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
3.1 Cores dos resistores 4
3.2 Valores Calculados 5
3.3 Tolerância 6
3.4 Medições nos experimentos 7
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERENCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O experimento descrito seguir neste relatório tem como objetivo mostrar valores de resistência elétrica obtidos em aulas pratica em laboratório medindo e avaliando resistores para saber se estão em padrão correto para serem utilizados, proporcionando comparação dentre os resultados obtidos.
Para que este experimento fosse realizado foi necessário o uso de um multímetro e um “protoboard” para fazer as devidas medições.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Resistência
A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão. No SI a unidade adotada para esta grandeza é o ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm.
Corrente
Corrente elétrica é o fluxo de elétrons que percorre um circuito elétrico quando este é conectado a uma fonte de tensão elétrica. Sua unidade de medida é o ampere. Sua intensidade varia de acordo com a carga, ou seja, para uma mesma intensidade de tensão, quanto maior a carga, maior a corrente elétrica.
Tensão
Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos e é medida em Volts (V).
Potência
Potência elétrica é a capacidade de produzir trabalho, em um circuito simples é calculada como sendo um produto da tensão pela corrente (Potência = Tensão x Corrente). Em um circuito de corrente alternada podemos encontrar 3 tipos de potência: ativa, reativa, total ou aparente.
Energia
A energia é um